domingo, 9 de janeiro de 2011

Conexão

Está na minha personalidade, na minha natureza (se é que isso realmente existe), querer fazer e ter tudo rapidamente, o que me leva a sofrer imenso por vários motivos. Gosto que tudo aconteça rápida e eficazmente quando nem sempre é possível. Tem de ser tudo a correr, tem de ser tudo feito já. Agora. Neste preciso momento.
Acontece que tenho vindo a aperceber-me que não sou a única pessoa no mundo a quem isto acontece, estou longe de sê-lo; antes fosse. E também tenho vindo a aperceber-me que esta urgência se torna maior quando se trata de conexão interpessoal.
Na minha opinião, isto designa um grande problema social. As pessoas não são lineares: são seres complexos que necessitam de tempo para se conectarem, umas mais do que outras.
Apesar de se verem na rua pessoas que fazem parecer fácil como respirar o acto de ligação entre humanos, é tudo uma ilusão, pois somos seres complexos. De facto, é a coisa mais difícil do mundo.
Acredito que a conexão entre humanos, nomeadamente a nível amoroso, seja possível, porque é, apenas nem sempre é de forma rápida, e acho que é por isso que tantas relações, namoros e casamentos terminam. As pessoas, enquanto criaturas impacientes que são, esperam que seja rápida, e quando tal não se verifica terminam com aquilo que lhes traz motivos de felicidade (ou algo que se assemelhe, à primeira vista, a isso) em vez de esperarem que a conexão se vá desenvolvendo gradualmente, não aparecendo às vezes pelo facto de se fecharem para o mundo e para os restantes seres humanos à sua volta.
Mas não é só isso. As pessoas prendem-se muito umas às outras por outros motivos que não são a conexão que sentem pelas outras, iludindo-se a si mesmas e levando todos à sua volta a pensar que sim, o que faz com que também estes vivam num mundo igualmente emocionalmente ilusivo. As pessoas ficam umas com as outras por motivos errados, sendo alguns deles: dinheiro, filhos e até a simples carência de afecto.
Não sei se é a minha veia ilusiva/romântica a falar devido a uma infância repleta de Barbies e de príncipes encantados, mas acho que chega a ser triste, isto é, a desistência de algo devido a pressas e a ânsias.


2 comentários:

  1. é triste ver como as pessoas não se esforçam, não lutam. abandonam quando começa a ser difícil e por isso tanta coisa acaba num abrir e fechar de olhos. devido à falta de comunicação, sacríficio de ambas as partes, influências negativas da sociedade impostas sem sabermos como.
    é ridículo saber disto e não haver mudança, só nos resta sermos a excepção.

    ResponderEliminar